Para definir a estratégia de crescimento da sua empresa, as variáveis do ambiente de atuação precisam ser analisadas.
Vivemos um momento em que os fatores que afetam a sua empresa exigem uma análise ainda mais sistêmica. Ocorre que as novas ameaças podem impactar diretamente os objetivos do seu negócio, prejudicando o alcance das metas e o desenvolvimento regular dos planos de ação. Mas nem tudo é negativo. Oportunidades que surgem em situações aparentemente difíceis, como a que estamos vivendo, podem definir o sucesso de muitos empresários atentos. E você não pode ficar de fora dessa avaliação.
Analisar os fatores que beneficiam ou prejudicam o seu negócio sempre foi uma prática frequente. No momento em que o gestor sai da sua rotina para pensar na estratégia do seu negócio, promove insights importantes, na maioria das vezes, determinantes para a transformação que busca.
MATRIZ SWOT
Para essa análise estratégica, nada melhor do que contar com a tradicional ferramenta “SWOT”, que facilita a identificação das forças e fraquezas (fatores internos) e das oportunidades e ameaças (fatores externos). Nunca subestime a força e o alcance dessa análise. Já presenciei grandes mudanças acontecendo quando ela é levada a sério pelo empreendedor.
FORÇAS
Depois de listadas as forças que a sua empresa ostenta, é o momento de planejar as ações para melhorar o seu posicionamento, envolvendo a equipe para explorar esses recursos na busca de mais resultados. As forças da sua empresa se traduzem em diferenciais capazes de atrair e fidelizar clientes, por isso, precisam ser cultivadas.
FRAQUEZAS
Quanto às fraquezas, precisam ter as suas causas identificadas, para que novas soluções sejam planejadas e desenvolvidas. Equipe despreparada, falta de capital de giro, ineficiência das ações de marketing, entre outras, são deficiências que colocam seu negócio em risco e precisam ser rapidamente superadas.
Todos esses fatores são classificados como “internos” porque cabe a você, empresário, providenciar ações para cultivo das forças ou eliminação das fraquezas.
OPORTUNIDADES
As oportunidades, quando identificadas e aproveitadas a tempo, transformam os resultados de um negócio, quando ele está organizado para um crescimento consistente e sustentável, características que revelam a filosofia das empresas de sucesso, que alcançam resultados de alta performance. Portanto, esteja preparado.
AMEAÇAS
Já as ameaças, precisam ser vislumbradas e monitoradas. Elas podem ser responsáveis pela inexecução do seu plano e provocar até mesmo o encerramento precoce das atividades da empresa, por isso também exigem a implementação de um plano de gestão de risco.
Em resumo, todas as empresas precisam conhecer o ambiente em que estão inseridas, a fim de “cultivar” as suas forças, “superar” as suas fraquezas, “aproveitar” as oportunidades e “monitorar” as ameaças, planejando a execução das ações no momento certo.
Continue estudando sobre o assunto e implemente ou fortaleça essa e outras boas práticas de gestão em busca de sua excelência.
Conte sempre com nossos especialistas para promover seus resultados. Envie-nos as suas dúvidas sobre como aumentar as vendas da sua empresa.
Se você é empresário(a) e deseja promover seus resultados através de dicas sobre planejamento estratégico, gestão de alta performance e marketing digital, participe do nosso grupo no WhatsApp, extremamente focado em ações práticas e resultados! Clique aqui.
Até a próxima semana!
James Warley
Veja também:
Curta e compartilhe as nossas dicas. Assine a nossa lista e receba orientações gratuitas do Idecorp em primeira mão.
Comments