Para vender mais não existe segredo, mas estratégia.
Vender é a essência de todo negócio e sempre foi um grande desafio para a maioria das empresas. Há gestores buscando fórmulas ou fazendo investimentos mirabolantes para aumentar as vendas sem, contudo, concluir um dever de casa simples que é melhorar a estratégia para vender mais para quem já é cliente.
Observo empresas de vários segmentos e tamanhos sem processo de relacionamento com seus clientes depois de suas compras, nenhuma ação, sequer um contato para perguntar como foi a experiência, medir seu nível de satisfação, reforçar seu propósito, oferecer bônus ou manifestar sua gratidão. O time comercial fica aguardando que o próprio cliente os procure novamente, o que pode não acontecer.
RELACIONAMENTO
Para aumentar as vendas de maneira sustentável e consistente é necessário nutrir o relacionamento com seus clientes naqueles momentos em que ele de nada precisa da empresa. Do contrário, a próxima compra dele talvez seja feita naquele concorrente que, há menos tempo, fê-lo se sentir lembrado e valorizado.
A empresa deve deixar bem claro para todo time comercial a importância dos atuais clientes para o alcance de seus objetivos e definir ou intensificar as atividades de relacionamento com eles. São simples e inúmeras as possibilidades de contato, como envio de dicas relacionadas com seus produtos, convite para conhecer as novidades, cumprimentos em datas especiais, promoções exclusivas, lives e tudo mais o que a criatividade e a empatia sugerirem.
PERSONALIZE
Obviamente que mensagens personalizadas com o nome do cliente, geram mais engajamento e resultado. Existem inúmeras ferramentas digitais para automação desse relacionamento, inclusive gratuitas. Seja qual for a sua estratégia, implemente sempre de maneira profissional!
Investir em relacionamento, portanto, poderá ser o maior diferencial do seu negócio e fará a sua empresa vender muito mais em pouco tempo.
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James Warley
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