A presença da sua empresa no mundo digital amplia os seus horizontes.
Você também pode aumentar as vendas da sua empresa utilizando a internet, notadamente, neste período em que a praticidade e a comodidade para os clientes são valores fundamentais e decisivos, mas saber se posicionar no mercado, atrair clientes e aumentar as vendas é fundamental.
Semelhante a montar um negócio físico, respeitadas as peculiaridades, estruturar as vendas pela internet é um processo que também exige a elaboração de um planejamento, que de um modo organizado amplia a visão e direciona as ações para o aumento das vendas. Quanto mais bem elaborado, maiores são as chances de dar certo.
PLANEJAMENTO
É comum encontrarmos ideias sendo transferidas da mente do empreendedor diretamente para a prática, o que provoca frustração, quando as vendas não acontecem. Organizar a ideia pode ser algo bem simples e evita custos indesejados. Comece respondendo as 7 perguntinhas conhecidas: “O que”, “quem”, “quando”, “quanto”, “onde”, “como” e “por quê”.
O que você deseja com a implementação da ideia; quem será envolvido na execução das ações; quando será dado o próximo e todos os demais passos; quanto o projeto exigirá de investimento; onde será implementado, considerando canais de mídia e regiões geográficas; como a ideia será desenvolvida, de quais ações depende; e por que você deseja implementá-la, qual o seu propósito.
Tudo isso precisa ficar bem claro para você e sua equipe e fazer sentido para a o momento da sua empresa.
Escolha como pretende atrair o público, relacionar-se com os atraídos e converter os interesses em vendas. Para cada uma dessas três etapas é necessário que sejam definidos estratégia, canais, frequência, conteúdo, responsáveis, investimento e monitoramento. Vamos entender um pouco sobre cada uma delas.
1ª ETAPA: ATRAÇÃO
As redes sociais são canais utilizados, principalmente, para atrair público. Publique vídeos, faça lives, utilize imagens profissionais e descrições bem redigidas. Não faça uma postagem apenas por fazer. Cada uma deve ser bem elaborada e ter um objetivo bem definido. Conheça técnicas sobre como melhorar o resultado das suas publicações, como “storytelling” para estabelecer conexões emotivas e “SPIN”, para uma sequência de abordagem.
2ª ETAPA: RELACIONAMENTO
Acumular seguidores, curtidas ou likes, por si só, não garante vendas. Na sua estratégia, considere redirecionar o público atraído para uma página com entrega de alguma informação, promoção ou conteúdo relevante. A ideia é coletar o e-mail ou telefone para a partir desse momento você começar a segunda etapa, a de relacionamento. Quanto mais os interessados tiverem contato com a sua marca, ao longo do tempo, mais fácil será vender para eles. Pode ser feito através, por exemplo, do envio de mensagens comerciais ou institucionais, automáticas ou manuais, por e-mail, WhatsApp, SMS, ligações, reuniões virtuais ou visitas, quando possíveis.
3ª ETAPA: CONVERSÃO
Por fim, lembre-se de preparar o convite para a venda, oferecendo uma oferta irresistível, com condições especiais, produtos de qualidade, preços competitivos, brindes, depoimentos de clientes etc. Dentre as ferramentas para vender, você pode se utilizar de lojas virtuais como Wix, Tray, WordPress, ou realizar vendas da forma de costume, dependendo do seu negócio.
Não existe um modelo estratégico igual para todos negócios. Cada empresa tem suas necessidades e há inúmeros softwares que auxiliam em todas as etapas, desde gratuitos até os mais robustos. Fale conosco, vamos entender como a sua empresa pode se destacar num mercado que cresce todos os dias.
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Até a próxima semana!
James Warley
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