Não basta estar no mercado, a sua empresa precisa inovar e se diferenciar da concorrência.
Para se posicionar num mercado competitivo, as empresas, normalmente, dedicam atenção e investem recursos em estratégias já praticadas pelos concorrentes, cuja mensagem chega para o cliente como oferta de “mais do mesmo”. Os gestores planejam objetivos grandiosos, metas ousadas e ações intensas baseadas na diferenciação de qualidade ou preço, o que melhora as vendas, mas não gera lucros extraordinários.
Persistindo nesse modelo, a concorrência é que define suas estratégias, ancorando o negócio na competição acirrada, que nem sempre é vitoriosa. Portanto, quanto mais o empresário se empenha para se equiparar aos concorrentes, mais se parecerá com eles, e sempre na retaguarda.
INOVAÇÃO DE VALOR
É necessário transformar a visão de competir para criar um espaço de mercado novo. O desafio sugerido é substituir os esforços engendrados para se sobressair entre os concorrentes pelas ações de reposicionamento, por meio de “inovação de valor”, jornada que tornará a concorrência irrelevante. Para superá-la, deve-se parar de tentar superá-la. Definitivamente, os concorrentes não podem ser seus paradigmas.
A estrutura dos setores econômicos, ainda que nos pareça já determinada, sempre pode ser modificada. Estou me referindo à criação de novas ofertas, produtos, recursos, valores, modelos etc. direcionada a um novo mercado. Você tem a liberdade de ultrapassar as fronteiras construídas ao longo do tempo. Para inovar o valor proposto pelo seu negócio, é indispensável promover três grandes condições: aumento da utilidade do que oferece, redução dos custos e melhoria da lucratividade.
MAIS POR MENOS
Entregar mais valor para os clientes não significa que você deva elevar o preço do seu produto ou serviço. Para protagonizar seu mercado, você precisa buscar o aumento da “utilidade” do que ou da forma que oferece por um preço que pode ser menor do que a média praticada. A sua nova oferta alcançará novos públicos, que se interessarão pelos novos atributos (originalidade, praticidade, qualidade, preço, facilidade, disponibilidade etc.).
4 AÇÕES
Para redefinição de seus atributos, comece listando empresas concorrentes, relacione-as aos seus atuais atributos e os pontue para formação de uma matriz de valor. Em seguida, a sua tarefa se resumirá em 4 ações: Eliminar, Reduzir, Elevar e Criar atributos. Para isso, responda:
1. Quais atributos considerados indispensáveis pelo setor devem ser eliminados?
2. Quais devem ser reduzidos bem abaixo dos padrões?
3. Quais devem ser elevados bem acima dos padrões?
4. Quais atributos nunca oferecidos devem ser criados?
Sim, sei que são muitas informações para pouco espaço e tempo e que inúmeras dúvidas surgem durante a tarefa de inovar valor. Mas estamos aqui para ajudá-lo. Programe-se para dedicar um tempinho diário ao estudo do livro “A Estratégia do Oceano Azul”, a fim de compreender a proposta que aqui iniciei.
Nosso propósito é melhorar a lucratividade da sua empresa, por meio de ações inovadoras, objetivas e descomplicadas. Não hesite em me contatar.
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Até a próxima semana!
James Warley
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