“Vender muito não é sinônimo de lucratividade” – Surama Jurdi
Finalizamos a primeira parte deste assunto afirmando que com atitude para aprender, planejamento para direcionar e determinação para agir é possível superar as dificuldades financeiras.
Trata-se da gestão financeira, vital e indispensável, que consiste, dentre várias atividades cíclicas, em planejar e coordenar ações e processos para viabilidade econômica, gerenciamento de riscos e analisar resultados, sempre visando o crescimento da empresa pelo alcance de seus objetivos estratégicos.
PASSOS FUNDAMENTAIS
Na esteira do crescimento, o gestor deve acompanhar os números da empresa com frequência, avaliando a performance da receita, custos envolvidos, margem de contribuição e despesas. Para isso, seguem alguns passos fundamentais:
1º- Implemente o “Demonstrativo de Resultado do Exercício - DRE” em sua versão gerencial e com atualização mensal, para compreensão de toda operação financeira e identificação da lucratividade. Veja algumas dicas valiosas no artigo “O que é DRE e quais seus benefícios”;
2º- Implemente, também, o “Fluxo de Caixa” para você analisar em quais períodos os compromissos financeiros da sua empresa exigirão mais “caixa”, evitando ser surpreendido;
Analisando as informações desses dois controles, corretamente atualizados, você terá insights importantes para tomar decisões importantes, conforme a sua realidade, como:
1. Redução de despesas;
2. Parcelamento dos débitos com fornecedores;
3. Suspensão temporária do pagamento de empréstimos;
4. Recuperação de tributos;
5. Readequação organizacional;
6. Ajuste de preços de produtos ou serviços;
7. Aumento das vendas etc.;
3º- Defina metas para aumentar as vendas e lucro, reduzir os custos dentre outros indicadores;
4º- Elabore planos de ações para alcançar as metas, definindo o porquê e o que será feito, quem fará, quando, onde e tudo mais que facilitar a sua efetiva execução;
5º- Acompanhe os resultados e ajuste as ações sempre que necessário.
MENTALIDADE
Tenha em mente que a sua empresa foi idealizada para um propósito, além de gerar riquezas sem depender de empréstimos para manter a operação e que esses recursos financeiros externos podem ser úteis, tão somente, para estruturação de projetos de crescimento e geração de novas receitas. Portanto, quando o seu negócio não estiver gerando resultado satisfatório, busque a causa e promova a correção da sua direção, adequando seu orçamento à sua realidade.
Portanto, mãos à obra! Conte com os nossos especialistas para a estruturação das suas ferramentas de gestão financeira.
Se você é empresário(a) e deseja promover seus resultados através de dicas sobre planejamento estratégico, gestão de alta performance e marketing digital, participe do nosso grupo no WhatsApp, extremamente focado em ações práticas e resultados! Clique aqui.
James Warley
Veja também:
Curta e compartilhe as nossas dicas. Assine a nossa lista e receba orientações gratuitas do Idecorp em primeira mão.
Commenti