“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define...” (William E. Deming)
O estatístico americano Deming (1900-1993) ganhou grande notoriedade no pós-guerra, nos anos 50, no esforço de reerguer o Japão. Seu trabalho influenciou a melhoria de processos produtivos focados em qualidade, em especial, o Sistema Lean Toyota de Produção. Sua frase que alerta para a necessidade de se “definir” indicadores para “medir e gerenciar” os resultados obtidos tem fundamental importância na gestão de qualquer negócio e a qualquer tempo.
Também conhecidos por KPI, sigla do inglês “key-performance indicators”, que traduzidos são “indicadores-chave de desempenho”, tem a finalidade de “indicar” o resultado alcançado por uma ou mais ações, facilitando o acompanhamento e a análise do “realizado” com o “planejado”, inclusive, em períodos diferentes.
Em resumo, os KPIs entram em ação a partir do momento em que você já definiu os objetivos gerais e as metas específicas da sua empresa, conforme orientado noutra ocasião. Crie os indicadores de acordo com as necessidades do seu negócio.
Eles podem ser divididos em três tipos:
1º Estratégicos: são monitorados por diretores e mostram de forma rápida se os objetivos definidos estão sendo atingidos;
2º Táticos: monitorados pelos líderes de setor, reforçam os primeiros e mostram se as ações estão no caminho certo;
3º Operacionais: acompanhados pelos responsáveis de cada área, desdobram os anteriores em detalhes.
São inúmeros os exemplos de indicadores que podem ser implementados nas diversas áreas de gestão:
FINANCEIRA: Monitore a evolução do faturamento, lucratividade, patrimônio, inadimplência, custos e despesas, por exemplo.
COMERCIAL: Crie indicadores para medir o número de pessoas interessadas em seus produtos, satisfação com o atendimento, vendas por vendedor, vendas totais, número de curtidas ou comentários nas redes sociais, entre outros.
PRODUÇÃO: Monitore os resultados obtidos nos processos produtivos do seu negócio, compras, estoque, tempo por etapa, controle de qualidade, perdas, entrega etc.
PESSOAS: Acompanhe o nível de absenteísmo, treinamentos, faltas da equipe, rotatividade e muitos outros.
Seja qual for o seu ramo de atividade e o porte da sua empresa, medir os resultados e comparar as suas performances é fundamental para o gerenciamento das ações e correção do plano responsável pelo seu sucesso.
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Até a próxima semana!
James Warley
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